terça-feira, 5 de junho de 2007

A Tijela de Madeira





#######A Tijela de Madeira########Um senhor de idade foi morar com o filho, a nora e o neto de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes. Nas refeições a família se reunia, mas as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caiam no chão. Quando pegava o copo, o leite, ou a bebida era derramada na toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a bagunça. Num certo dia, a nora irritada com o velho passa a dizer: -Precisamos tomar uma providência com respeito ao seu pai. Isto não pode continuar. Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta, e comida espalhada pelo chão. O filho concorda com a mulher e decidem então tomar uma providencia: daquele dia em diante o velho comeria em uma canto da cozinha, numa pequena mesa que lá colocariam, enquanto o restante da família faria as refeições à mesa, como vinham fazendo.
Desde que o velho quebrara alguns pratos, sua comida passou a ser servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, não podiam deixar de notar muitas vezes as lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou a comida cair ao chão. O menino de quatro anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando um pedaço de madeira. Delicadamente o pai chegou até a criança e lhe perguntou o que o que estaria fazendo com aquela madeira. Ao que o menino respondeu docemente: -Eu estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem quando ficarem velhos. O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos.
E lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse notado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela mesma noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caia, o leite era derramado ou a toalha da mesa sujava. Esta simples estória nos traz muitas reflexões e muitos ensinamentos. Lembrem-se, as pessoas se esquecerão do que você disse... Esquecerão o que você fez... Mas nunca esquecerão como você as tratou.(Autor Desconhecido)TENHAM UM FELIZ DIA!!!! Beijinhos'

Nenhum comentário: